sábado, 3 de outubro de 2009

São Francisco


Dia 04 de Outubro é consagrado à memória de Francisco de Assis, santo da Igreja Católica.
Ele nasceu em 1180 na Itália, e viveu na riqueza seus primeiros 20 anos. Vítima de uma doença grave, ele começou a ver outros lados da vida das pessoas e se tornar espiritual.
Num livro da Idade Média, "A Legenda Áurea", existem muitas estórias que foram registradas perto da época em que ele viveu.
Uma delas, narra que desde a infância ele tinha episódios de uma espécie de êxtase, ficava mudo, olhando para o céu e falando em francês, que nunca havia aprendido.

Ele mesmo, em seus escritos, registrou que Deus lhe deu a língua francesa "de presente".

Quando estava numa capela em ruínas, um dia, ouviu uma voz vinda do altar que lhe disse " Não vês que minha casa está ruindo? Conserte-a " , ao que ele prontamente obedeceu, com as próprias mãos... mas na verdade esta fala era uma metáfora.
Com o passar do tempo ele viu que o que estava em ruínas era a própria instituição da Igreja, e fundou um irmandade onde as regras eram a pobreza, a pregação do evangelho e o cuidado dos doentes.

Ele costumava dizer que não é necessário estar dentro de uma igreja rica e suntuosa para falar com Deus, e que era possível encontra-Lo em qualquer canteiro, árvore, flor, ou pequena criatura . Dizia tambem aos humildes e iletrados que se podia orar com as próprias palavras, que a liturgia e orações canônicas não eram as únicas vias, e que a oração dos humildes chegava a Deus tanto quanto as grandes missas pagas pelos ricos.

Ele teve a coragem de ir a Roma, caminhando, se colocar frente ao Papa vestido em ouro e sentado num trono de riquezas, e pregar suas idéias. Por muito menos do que isto exércitos subordinados ao Papa já haviam dizimado cidades inteiras em nome "da fé".
Sua sinceridade e carisma eram tão grandes, que o próprio Papa ficou embevecido e concordou com a fundação da Ordem Terceira.

Depois, ele foi a Jerusalém e passou a pregar para os muçulmanos, foi preso pelos sheiks árabes e também os convenceu de sua sinceridade e valor, e de sua idéia de que o Deus de todos eles era um só. Ele foi tratado, libertado e escoltado até um porto próximo.

Um dia, em oração no alto do Monte Alverne ele teve uma visão, um serafim, que o marcou com os 5 estigmas que ele escondeu durante anos, e só se tornaram públicos quando ele morreu, porque na visão dele os estigmas não eram uma distinção, mas uma grande responsabiliade.
Desde este dia, ele ficou cada vez mais doente e fraco, até que na noite de 3 para 4 de Outubro de 1226 ele morreu. Ele foi o primeiro homem a receber os estigmas, e o único que recebeu todos os 5.

No mesmo livro da Legenda Áurea se conta episódios em que ele curou doentes com a imposição da mão, transformou água em vinho e fez outras coisas parecidas com as que o seu Mestre fizera muito antes, além de outras que eram novidades: falar com os animais, entender o que eles diziam e cura-los, e de alguma forma se comunicar com fenômenos naturais, como nuvens e chuva.

Fosse ou não membro da Igreja, fosse ou não canonizado, ele teria permanecido na memória dos homens como um grande exemplo, um grande diamante puro de virtude, fé e amor ao próximo.

Seu constante companheiro, o irmão Leo, registrou algumas coisas que ele contou sobre a aparição do serafim: foi-lhe dito que todo ano, no dia de sua morte, ele teria permissão pra resgatar almas do purgatório e dar-lhes liberdade para o caminho para a luz.

Amanhã é o dia.
Esse é o cara!


Nota: um seraf (serafim é plural), na ordem de hierarquia angélica, é uma entidade que os kabbalistas chamavam de "Roda", uma maneira antiquada de descrever um "ciclo", e por causa disso, muitos escritores new age dizem que São Francisco foi um segundo "ciclo" ou encarnação da presença de Jesus na Terra.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário