quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

espiral da vida


Ontem assisti a um filme noir chamado PI por cortesia de um amigo que se lembrou de mim ao ver associações com kabbalah.

Um matematico brilhante e bem doido procura um codigo numerico que consiga interpretar os fluxos de movimento do mercado de capitais, e acaba descobrindo que esta mesma constante matematica poderia na verdade prever o fluxo de tudo no mundo, da vida, da propria criação do mundo.

Já se falou muito de códigos dentro da Tora ( da Biblia tambem), que na verdade são formas de exegese para estudos teologicos, não escondem nenhuma magica ou poder que não seja espiritual...

Mas um codigo, a razão áurea denominada PHI, este nós vemos diariamente, em qualquer lugar para onde nossos olhos se virem, desde a forma de organização como um molusco acerebrado tece e cria uma concha PERFEITA, até a forma como os tecidos se organizam no embrião e formam as escamas dos repteis, os cones de pinhas, etc, na forma perfeita da ESPIRAL.

















A natureza é organizada e dinamizada na forma da espiral, estamos vivendo num mundinho pequenino que fica dentro duma imensa galaxia que é uma espiral, e que forma junto com outras galaxias imensas uma espiral maior, o Universo.



Todas as forças da natureza ao regular movimento de ar, de agua, de energia, formam espirais.
O nosso DNA é enrolado numa espiral dupla.



Em termos místicos, a espiral é um circulo, um movimento que reflete ciclos, mas que ao completar este ciclo chega num nivel um poucosuperior ao de onde havia começado. São ciclos que vão ascendendo, representando crescimento.
Cada vez que completo meu ciclo, estou um pouco melhor do que no anterior, aprendi mais, evoluí.

..o movimento de espiral pode ser construtivo ou destrutivo, como no caso de furacões e redemoinhos maritimos, os famosos sorvedouros que engoliam caravelas....

As bruxas das tradições europeias classificam o espiral no sentido horario como construtivo (deosil) e no sentido anti horario como destrutivo (windershims), baseadas na imagem das forças naturais em ação: quando a água vai para um ralo, lá, ela desce no sentido anti horario, portanto este movimento leva embora as coisas.
Aqui no hemisferio Sul estas forças operam em sentido inverso, nossa água vai embora no sentido horario pelos ralos.


Quer dizer que tanto a força da natureza que constroi quanto a que destroi assumem a forma de espirais.
Nos meus momentos de meditação frente ao rio eu vejo ondas de água que formam espirais aqui e ali, para ambos os lados, descendo o rio...


A vida dá voltas, mas quando volta ao ponto de partida ele não é mais o mesmo, já mudou e se cria um novo circulo um nivel acima, e a gente vai dar outra volta, e de volta em volta ver onde a vida nos leva.

...para cima, ou para baixo....

mas aí já é ooooutra estoria


adendo de 10/Dezembro: um dia depois do comentario sobre as espirais, recebo anoticia de que apareceu no céu da Noruega uma luz azul em espiral...

vejam aqui

.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário